Hoje estive na escola entre as 10h e as 12h30 e ainda só "despachei" 2 filhos.
A palavra de ordem para as férias é Consolidar!
O mais velho, notas muito boas, a menos boa é a Português porque não se consegue ler o que escreve... o que, convenhamos, é chato... Para um rapaz que quer ser pastor tem demasiada letra de médico...
Comportamento bom, peca por alguma lentidão na execução de alguns trabalhos que envolvam... escrita. Pasmei, e babei, com as boas notas nos exames intermédios (fazem exames nacionais no 2.º ano para preparar os do 4.º ano e não contam propriamente para a nota, mas... esteve muito bem).
Tarefa nas férias: Consolidar a letra...
O do meio é o exemplo clássico de imaturidade e falta de atenção. A professora sublinha que não tem mau comportamento mas passa metade das aulas na vida dele. Um bocado infantil, distraído...
Notas boas mas a professora frisou que tem muito mais capacidades. Juro que me arrepiei quando ela referiu a rapidez de cálculo mental, mas se falha um exercício desiste e já não quer saber. Este comportamento implica que não participe, por exemplo, nos campeonatos T-Matik.
Vocabulário e vivências acima da média da turma mas depois não se aplica... o meu filho do meio. Vieram-me mesmo as lágrimas aos olhos, juro. Perceber que aquele meu filho tem mais capacidades do que as que aplica... As notas não são más mas esta sensação de que podiam ser melhores... ai... é que ele é mesmo esperto...
Tarefa nas férias: Consolidar a leitura...
Depois, ao nível pessoal/de feitos de cada um:
O mais velho precisa ser mais activo na sala, mais energético, menos deixa andar... É daqueles que mesmo sabendo não é o primeiro a colocar o dedo no ar...
O do meio precisa ser mais concentrado, ter mais atenção.... se a turma estiver a dar atenção à professora e um dos colegas disturbar ele dá atenção... a esse colega... estão a ver o estilo? Não causa, mas gosta...
A estratégia agora será obrigar o mais velho a fazer 100 reflexões de manhã e o do meio a estar uma hora em estado zen ao acordar... ahahahaahahahaah
Falta o pequeno. Embora já se adivinhe: esperto, concentrado, mas... muito reguila... MUIIIITOOOOOO!
Parabéns aos teus meninos :)
ResponderEliminarE quanto ao R., ele não entrou um ano mais cedo para a escola? É um bocadinho injusto a professora falar de imaturidade, nesse caso.
Sim, amiga, o R. entrou com 5 anos enquanto o L. vai entrar a 3 meses dos 7 anos...
ResponderEliminarNós também sabemos e desculpamos com a idade mas ela também disse que por experiência os alunos que entram mais cedo e são mais "puxados" acabam por ser excelentes alunos.
Que é o que teria acontecido comigo, que entrei com 5 anos, se o meu professor não me tivesse chumbado na 2.º classe por achar que eu era muito nova... A pessoa fica traumatizada...