Zen

Costumo dizer que o meu filho do meio é o "dos extremos" (atentem no fantástico trocadilho)!
Sendo o nosso filho mais sensível e atento é, por outro lado, o mais birrento e explosivo... Outro dia estava  a fazer uma birra vá-se lá saber porquê e o pai chamou-o à sala, sentaram-se no chão e ensinou-o a meditar. Perninhas à chinês, o pai ensinou-o a esvaziar a mente, pensar só em algo muito bom, mãozinhas com os dedos naquela posição engraçada e ali ficaram um bom bocado "ommmmmm".
É certo que a birra passou, é certo que achei muito bom e ele ficou efectivamente mais bem disposto.
Ontem, como outras vezes, em algumas situações após ralhar com eles ele coloca-se na posição de meditação, os dedos muito bem colocados mas... só não se cala efectivamente, nem me parece que chegue a meditar.













O que registou/deve ter achado piada foi a pose. Ontem o pai e eu falámos nisto e eu dou por mim a pensar que tenho que o fazer também, e puxar por ele, para que não apreenda apenas a parte física da questão. É que é muito stressado.

Ora vejam bem as vantagens:

1. Sistema imunológico mais forte A meditação aumenta a imunidade na recuperação de pacientes com cancro. Um estudo da Ohio State University descobriu que o relaxamento muscular progressivo, quando praticado diariamente, reduz o risco de recorrência do cancro de mama. Outro estudo no estado de Ohio, um mês de exercícios de relaxamento impulsionou as defesas dos séniores, dando-lhes uma maior resistência a tumores e a vírus.

2. Maior equilíbrio emocional
Equilíbrio emocional, significa ser livre de todo o comportamento neurótico que resulta da existência de um ego torturado e traumatizado. Isto é muito difícil de alcançar plenamente, mas a meditação é certamente a maneira de curar neuroses e estados emocionais tão prejudiciais. Como a consciência de cada pessoa é limpa de memórias emocionalmente perturbadoras, sente-se maior liberdade abundam e equilíbrio. Assim, a forma de reagir não fica enviesada por uma visão cinzenta das coisas.

3. Aumenta a fertilidade 
Um estudo da University of Western Australia descobriu que as mulheres são mais propensas a conceber durante os períodos em que estão mais relaxadas. Um estudo da Universidade Trakya, na Turquia, também descobriu que o stress reduz a contagem de espermatozóides e a motilidade, sugerindo que também pode aumentar a fertilidade masculina.

4. Reduz o síndrome do intestino irritável
Quando os pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável iniciam a prática da meditação duas vezes ao dia, os seus sintomas de diarreia, inchaço e prisão de ventre melhoram significativamente. A meditação foi tão eficaz que os pesquisadores da State University of New York recomendam como um tratamento eficaz.

5. Reduz a pressão arterial
Um estudo da Harvard Medical School descobriu que meditação baixa a pressão arterial, fazendo o corpo menos sensível às hormonas do stress, de uma forma semelhante à medicação hipotensora. Enquanto isso, o relatório da British Medical Journal desvenda que os pacientes treinados para relaxar tinham pressão arterial significativamente mais baixa.

6. Anti-inflamatório
O stress leva à inflamação, um estado associado a doenças cardíacas, artrite, asma e doenças de pele como psoríase, dizem pesquisadores da Emory University, nos EUA. A meditação pode ajudar a prevenir e a tratar esses sintomas, desligando a resposta ao stress. Desta forma, um estudo da Universidade McGill, no Canadá, mostrou que a meditação melhora clínicamente os sintomas da psoríase.

7. Serenidade/Equanimidade
A simples diferença entre aqueles que meditam e aqueles que não o fazem é que para uma mente meditativa o pensamento ocorre, mas é testemunhado, enquanto que para a mente comum, o pensamento ocorre e é o chefe. Assim, em ambas as mentes, um pensamento perturbador pode ocorrer, mas para aqueles que meditam é apenas mais um pensamento, que é visto como tal e é permitido florescer e morrer, enquanto na mente comum o pensamento instiga uma tempestade que vitimiza o pensador.

Fonte: http://www.spm-be.pt

2 comentários:

  1. Tens que entender que ele ainda está na fase de dominar a "mente macaco" ahahahahahahah

    ResponderEliminar
  2. eu acredito imenso no poder da meditação, só acho que eu não sou capaz por ser muito acelerada internamente. Já tentei muitas vezes e dou comigo a pensar em tudo, e não resulta. tenho uma amiga barra no assunto e nem mesmo assim... :)

    ResponderEliminar