A Quaresma, a Família e o Perdão

Acabada de chegar da Cerimónia Lava-Pés, em que se recria a Última Ceia. Fui com a minha avó. Antes fui ao Lar ver o meu avô e levei-lhe amêndoas de chocolate. A minha avó nem ralhou comigo por causa do pormenor chocolate, porque estamos na Páscoa.
Ainda estamos na Quaresma que é este ano, imagine-se, dedicada ao tema "Família - Um Projecto de Deus".
Há tanta ironia nisto neste momento da minha vida que não podem imaginar. Ou então não há ironia nenhuma porque a minha é mesmo um Projecto de Deus.
Hoje faz 8 anos que morreu o Padre da minha vida, o Meu Padre, dos longos anos em que a Igreja fazia muito mais parte da minha vida. Gostava que ele estivesse vivo, ainda, para lhe dizer milhões de coisas, para partilhar tanta coisa na minha vida mas gostava, acima de tudo, de lhe dizer que Acredito mais agora do que antes naquilo que me transmitiu. Ouves-me? Sabes de tudo? Espero que sim?!
Hoje o meu primo faz anos. Ontem vi-o mas não lhe pude falar. O meu tio foi vê-lo na escola que frequenta. Só o deixaram entrar depois de um telefonema do advogado seguido de um pedido de desculpa da directora. Choraram. Não se viam há uma semana, quando tudo desmoronou mas, acredito, quando tudo entrou na linha, apesar de tudo o  que tem acontecido. Quando pode ver o filho o meu tio recebeu um telefonema da outra filha a descompo-lo, nem imaginam quanto. Nem o que ela lhe tem feito. Juro que não imaginam e eu não quero contar porque dói demais e traz muito rancor atrás. Na cerimónia Lava Pés, que é muito cheia de sentido tirei fotografias maravilhosas. Muito bonitas mesmo, tão diferentes de outras coisas que a minha alma sente. Na cerimónia, sentada ao lado da minha avó, vi a filha do meu tio de que falei acima comungar. Não fez sentido nenhum, especialmente quando, depois de a ver, a minha avó puxou um lenço para limpar os olhos. Sentido nenhum. Na homilia o Sr. Padre explicou às crianças que lá estavam porque vão fazer a 1.ª Comunhão que o egoísmo afasta as outras pessoas de nós. Uma das catequistas é, ironicamente, a filha acima descrita, a que prepara crianças para a 1.ª Comunhão e foi Comungar. Juro-vos que nada disto faz sentido. Nada. Ou então faz, ou há-de fazer. A Última Ceia é, afinal, um acontecimento cheio de sentido e significado, parecendo que não. Pedro não queria que Jesus lhe lavasse os pés por não se achar digno e depois negou-O 3 vezes mas foi perdoado. Com o fim da Quaresma o meu coração não consegue perdoar tanta coisa mas eu acredito que cada um de nós será julgado em lugar próprio. Decerto na própria vida. Eu acredito muito nisto. Juro. Porque quando saímos da Igreja a minha avó suspirou: "Deus ajuda os justos". E eu acredito nela, porque ela sabe que na Páscoa o chocolate não faz mal, porque devemos adoçar os nossos. Mesmo quando não podemos porque já morreram ou simplesmente não nos deixam. Desejamos-lhe sempre, sempre, o melhor. Parabéns meu querido!
No final da Cerimónia retiraram todas as flores e toalhas dos altares e a Igreja ficou desprovida de artifícios e isso, para mim, fez muito sentido!

Uma Páscoa Feliz! Comam amêndoas de chocolate! Muitas!

3 comentários:

  1. Fiquei sem palavras! Um grande beijinho para ti

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, espero que tenhas tido uma boa Páscoa e que as amêndoas e os chocolates tenham ajudado a adoçar as angústias e incompreensões que para aí vão. É bem verdade que o tempo de Deus não se compadece da nossa pressa de ver resolvido o que parece não fazer sentido, espero que chegue em breve o vosso tempo de concórdia e de perdão. Um abraço docinho :)

    ResponderEliminar
  3. Boa parte do que aqui escreves (a hipocrisia de quem bate no peito, clamando ser pia e depois faz o reverso) está na base do meu afastamento da Igreja (a casa)... não consigo lidar bem com isso. Tenho a minha própria fé e acredito que posso fazer mais no meu quotidiano pelos demais sem que isso implique ir à Igreja... porque sim, um dia seremos julgados em lugar próprio...

    Percebo a tua angústia e espero que ela se dissipe brevemente. Beijinhos

    ResponderEliminar