Dom, jeito ou que lhe queiram chamar

Passei muitos anos à procura do meu. Que havia de ter algum. Fiz de tudo para o perceber, cheguei a pensar ao contrário e fazer listas de não-dons com que nasci.
Concluí que não tenho aquele dom para:
- Cozinhar espetacularmente bem, que o diga o homem com os bifes ultra salgados de ontem e dois bolos enqueijados no fim-de-semana;
- Coser, bordar, fazer renda e malha, quanto mais patchwork. Consigo ser uma desenrascadinha mas não consigo dominar uma máquina de costura. Mais depressa um touro mecânico. Ontem à noite fiz 2 almofadinhas para o sofá da sala, nada de especial, cosidas á mão, uma perna de umas calças e metade de uma camisa. Ficaram fofas, serviram de terapia mas não são uma especialidade. Depois mostro.
- Pintura, escultura e as artes em geral, não se me sai assim nada empolgante  giro, numa mistura improvável de materiais e cores e formas... Embora tenhamos 2 quadros que pintámos a quatro mãos quando namorávamos e planeávamos a vida que estão no quarto e são lindos.
- Outras artes, profissões muito técnicas, sou demasiado emocional.
Há portanto todo um conjunto de dons que não tenho, não me correm nas veias, não os respiro, não me saem dos poros com relativa facilidade nem se materializam coisas espectaculares um passo à frente de as pensar.
Como disse, passei muito tempo meio angustiada sem perceber qual era o meu. O meu homem, que tem p'rái uns 20 dizia-me para sair da caixa e olhar as coisas de outra forma, por fora, numa perspectiva mais ampla.
Não sei ao certo quando percebi, sendo que estava e sempre esteve tão em mim. Descobri-o. Sei qual é. Sei especificamente qual a melhor forma de o usar, de trabalhar com ele e por ele. Tenho certo para mim, e sinto que é mesmo o dom que me iluminou quando nasci, ou antes, num jeito pré-definido, "faz-te à vida com isto, desenrasca-te", quando me despacharam para este mundo, esta vida.

O que mudou desde que descobri? Sei-o. Mas não sei bem o que fazer com ele. Por ele. Ou se calhar até sei, mas ando hesitante, insegura, cheia de medinhos, a precisar, talvez, de um par de estalos.

Pelo lado positivo, pelo menos já sei qual é. Acho eu, ahahahahahaahh!

2 comentários:

  1. Ao menos podias dizer qual era... :P

    ResponderEliminar
  2. Para além de contagiares toda a gente com a tua boa disposição, qual é então o teu dom?

    (epá, adorei essa dos não dons, vou copiar)

    ResponderEliminar