Fazes-me falta

Hoje, em trabalho, fui a um pequeno evento mas espectacular por demais. Consiste na reunião de pessoas de idade, que pertencem ao clube sénior cá do sítio e que se juntam numa iniciativa da Biblioteca local chamada "Fazes-me Falta...". Neste encontro os presentes partilham histórias: cantigas, poemas, lendas, lengalengas, o que lhes apetecer. Ali estava eu a ouvir isto daqui, aquilo dali e vejo uma cadeira vazia. Sento-me. Fico ao lado de uma senhora da terra dos meus avós paternos, a Ti' Mariana. Lá na aldeia a minha família é conhecida pelos "Poetas". Cumprimento-a, pergunta-me pelo meu pai, fala da morte do meu tio e às tantas diz:
- "Então não cantas nada? Não sais à tua avó?". Rio-me e digo que não, cantar é que não. Ela diz que a minha avó tinha muito jeito, ao que a senhora do outro lado acrescenta "ela tinha jeito para tudo..." Às tantas a Ti' Mariana disse que uma vez, no terreiro do ti' Raul, que era um terreno junto à taberna do mesmo e onde se juntavam para fazer bailes e afins, a minha avó estava numa desgarrada com o Capador de umas aldeias acima. Sabem como é? Cantavam uma quadra cada um, inventada, e tentavam ser sempre mais engraçados e criativos que o oponente até o deixar sem resposta. Tudo a cantar. O meu homem diz que era o rap da altura, e era de facto muito parecido, mas em vez de rap, eram desgarradas ou desafios.
Bem, mas a Ti' Mariana disse-me que nunca mais se esqueceu de uma quadra da minha avó, que lhe saiu nessa desgarrada e que dizia assim:
"Tua mãe mandou-te à horta
tu não quisestes ir
encostaste o cu à porta
e puseste-te a ganir..."

Fartámo-nos de rir. Ainda estou a sorrir. A minha avó morreu há 22 anos. Esta memória terá mais de 60 anos, imaginam?!... A minha avó faz-me realmente muita falta e num evento com nome a rigor cai-me esta história no colo, vinda do nada e, parecendo que não, isto diz e traz-me muita coisa!

E agora vou continuar a desgarrar na minha cabeça:
"Tua mãe mandou-te à horta
tu não quisestes ir
encostaste o cu à porta
e puseste-te a ganir..."

:)

1 comentário:

  1. É tão bom ouvir estas histórias dos nossos antepassados. De certa forma, é como se pudéssemos estar um bocadinho com eles, pelos olhos de outras pessoas que os conheceram melhor que nós!

    ResponderEliminar