Eles, tudo no masculino

Faço-me zangada mas acho um piadão quando, entre Eles, os 4 homens lá de casa, ouço um "Ela" ao falarem da fofa da mãezinha, que sou eu.
ELA???? Mas ela quem? A mamã, se faz favor, a mãezinha, a mãe querida cá de casa - isto sou eu a resmungar face á cumplicidade entre eles, os 3 rapazinhos e o pai.
A resposta deles é desmancharem-se a rir e eu também.
Toda a gente pergunta se não gostava de ter uma menina lá em casa e eu respondo um firme Não. Porque adoro ter a casa cheia de rapazes, coisas minhas.

O certo é que me fascina o mundo deles onde uns dias sou rainha, outros enfermeira, outros empregada de limpeza, outros chata mas sempre, sempre mãe.

A mãe e o pai têm papéis diferentes na vida deles. Um não substitui o outro, um faz falta e o outro também. É certo que um sozinho consegue fazer muitas coisas mas a complementaridade é muito, muito importante. Especialmente quando calha bem e um de nós está de baterias mais gastas e a energia do outro vem ajudar.

Nestes papéis diferentes que temos, pelo menos lá em casa, eu sou mais mole, mas permissiva e, consequentemente, mais histérica porque eles puxam muito mais os limites comigo, os sacaninhas.
Com o pai tem dias, mas como ele é mais firme controla-os melhor. Aquela palavra, aquele olhar têm sempre mais efeito neles...

Ontem percebi isto mesmo. Aliás, já na véspera. Quando os deitámos e como eu não estaria de manhã, o pai lança o desafio: "amanhã vamos ver quem ganha, quem é o primeiro a vestir-se, comer e lavar os dentes".
Pois, pois... pensei eu, a pessoa que entre as 8 e as 9 da manhã repete repetidamente(ahahah):
- Veste-te... veste-te.... veste-te.... veste-te.... vest.... anda cá que eu visto-te...
- Lava os dentes... lava os dentes...,. leva os dentes... lav... anda cá comigo lavar os dentes...

Pois quando ontem às 9 e pouco da manhã, a beber café em Aveiras ligo ao pai, preocupada se está tudo bem, se conseguem sobreviver sem a querida e fofa da mãezinha, recebo o relatório:
- Tudo na escola, levantaram-se, vestiram-se e lavaram os dentes, em corrida, ganhou o do meio, tive só que ajudar o pequeno a vestir-se.
Os meus ricos filhos até o casaco vestiram sozinhos.

E hoje? Hoje voltámos ao mesmo. Ahahahahahah

Sem comentários:

Enviar um comentário