Resposta, ou não, à Calita

Hoje falas uma vez mais nisto do versus entre o campo e a cidade nesta coisa estranha e difícil e cheia de "porquês" e "serás" que é educar os filhos.
Ora, vivendo no campo, o que posso é partilhar 2 ou 3 histórias e experiências

1 - Ouve-se um avião. Estamos na cozinha e eu digo: olha, vai um avião no céu, cheio de pessoas a viajar. Vão para onde, perguntam eles. Respondo que para qualquer sítio no mundo, talvez seja alguém a chegar ao nosso país. Remato que qualquer dia vamos todos andar de avião. Os dois mais velhos dizem em uníssono: - Pode ser à China?
Oi? Os dois? Ao mesmo tempo? Pergunto o porquê da China? Resposta óbvia: - Porque há lá lojas dos chineses... Ahahahahaah
Problema: A oferta de brinquedos numa vila pequena é muito reduzida e a loja do chinês revela-se o paraíso. De facto, quando o mais novo pediu uma guitarra nos anos foi lá que a comprámos, é o único sítio na terra que as vende...
Lado bom da questão: Se não há oferta não há grandes exigências...

2 - Já fomos a um shopping? Perguntou esta semana o filho do meio. Respondo que sim, então não, p'rái umas 3 vezes. O mais velho afirma que sim, as lojas, os carrinhos para por moedas. Ele tenta lembrar-se e pergunta se é no Mc Donald's?...
Problema: Os meus filhos entraram num shopping umas 3 ou 4 vezes. Ainda no verão no de Faro mas nem nos demorámos pois entretanto decidimos ir à Guia comer frango assado.
Lado bom da questão: Em compensação andam de bicicleta em cuecas na rua no verão, o que lhez faz muito melhor...

3 - No verão fomos ao Jardim Zoológico a Lisboa e a Quintinha do Zoo com cabras e galinhas e patos e coelhos não lhes trouxe nada de novo. São cenas que dominam e o mais velho explica-te em 3 frases como se mata um coelho ou uma galinha.

4 - Outro dia o mais velho perguntou se podemos ir à Kidzania. Claro, é só a 200 km's daqui.... Um dia destes vamos lá. E podemos efectivamente ir. Não vamos é todos os meses ou todas as férias.

Resumo: Os meus filhos são favorecidos nuns sentidos e desfavorecidos noutros. Tal como os teus. E os de todos. Às vezes questiono estar a criá-los aqui, o pai diz que sou parva. Há tempo para tudo. E é-nos muito mais fácil estar a criar os nossos filhos aqui. Não há problemas na escolha da (única) escola. Nem no trânsito. Há avós. Há comida caseira.
Não há é Kidzania, nem shoppings, nem Toys R' Us...

1 comentário:

  1. Ou seja, os teus filhos têm tudo o que precisam. Respondeste à minha questão, obviamente. Parece-me claro que, na idade em que os meus mais novos estão, seria melhor crescerem no campo.

    ResponderEliminar