Atitudes e pensamentos positivos para 2014. Vamos lá!

No Sapo Mulher encontrei isto. Assim, em vez de fazer os meus próprios planos para 2014 aproveito estes conselhos e partilho-os, a jeito de serviço público.
Pensei adoptar uma nova atitude por mês, por ordem, mas não sei se será assim, ou só começo a fazer exercício em Dezembro do ano que vem. Por outro lado, se até lá adoptar esse novo hábito será mesmo muito bom!

Diz assim:
"O novo ano costuma ser altura para balanços e decisões. Para que o abrace de uma forma mais positiva e confiante, convidámos o coach e sociólogo Joao Ricardo Pombeiro a recomendar 12 atitudes e pensamentos positivos a ter durante o ano:
1 - Aceite o que já é. Em vez de sofrer ou lutar com o que já aconteceu. Aceitar é diferente de concordar ou ter de gostar. É apenas reconhecer e aceitar que... a realidade estava cá primeiro.
2 - Esteja grata. Praticar a gratidão pelo que se é, faz, tem e se experiencia. Sentir gratidão aumenta grandemente o bem-estar e os resultados que obtidos no dia a dia.
3 - Imagine e crie o que ainda não é. Aceitando plenamente o que já existe, pode começar a transformar essa realidade imaginando e agindo para concretizar o que ainda não existe e que deseja. Imagine o que quer em vez do que não quer.
4 - Seja curiosa. Veja mais vezes o mundo com olhos de criança. Como se fosse a primeira vez que está a ver uma situação. Como se estivesse a descobrir. Quanto mais vezes se ligar à curiosidade, mais vezes encontrará respostas e soluções.
5 - Apenas existe aprendizagem. Em vez de ver um resultado de uma situação como falhanço, ou sucesso, passe a vê-lo como aprendizagem. Retire da situação as aprendizagens mais úteis, mais adequadas, para alcançar o que deseja.
6 - O mapa é diferente da realidade. Todas as pessoas têm a sua forma de ver a realidade, logo o mapa mental interno que criam é diferente entre elas. Para lá de qualquer opinião que tenha, reconheça que a realidade é maior do que isso. Evite conflitos reconhecendo que a outra pessoa pode ver a situação de forma diferente.
7 - Evite julgar, avaliar, comparar. Cada pessoa é única e muito mais do que os comportamentos que tem, as palavras que diz, os pensamentos que tem. Cada vez que julga alguém, incluindo a si própria, está a reduzir a pessoa a um rótulo e a perder a sua capacidade de a influenciar a alterar algo.
8 - Assuma a sua responsabilidade. Foque-se mais no que controla. Em vez de nos outros ou no contexto das circunstâncias. Foque-se no que realmente controla plenamente: a sua reação à situação, os seus pensamentos, os seus comportamentos.
9 - Liberte-se do jugo do seu raciocínio. Um raciocínio é apenas a ligação de alguns pensamentos em que a pessoa se foca. Se se focasse noutros pensamentos teria outro raciocínio (e outra ação e outro resultado). Como o seu raciocínio está cá para si, use-o a seu favor.
10 - Desfrute o momento. Liberte-se dos "ses" e desfrute mais da vida. Dos grandes e dos pequenos momentos. Às vezes basta parar e saborear mais a situação. Respire fundo, observe à volta, divirta-se.
11 - Ria e sorria mais. Logo pela manhã. Antes ou depois de sair da cama. Faça ou pense em algo que associa a felicidade, alegria, satisfação, bem-estar. Rir e sorrir mais dar-lhe-à maior equilíbrio emocional e bem-estar.
12 - Trate-se melhor. Faca exercício. No ginásio, na rua, ou em casa. Existem diversas formas. Coma mais saudavelmente. Com equilíbrio. Não porque sim, mas porque merece. Merece estar bem."

Nota final: Isto acaba por ser como a alimentação, os vícios, o que seja. Todos sabemos o que fazer, pode é faltar-nos a disciplina o rigor, a força para por o que quer que seja em prática. No fundo, o passo para sermos todos perfeitos é pequeno, vai do pensar ao agir, um passinho. Mas existe todo este painél de sentimentos, ideias, hábitos, formação, educação, enfim, coisas dos ser-se humano... E desculpas, também damos (dou) muitas...

Sem comentários:

Enviar um comentário