HowTo: Fazer Bolachinhas SOS

Antes de me deitar gosto de deixar as mochilas deles prontas/em ponto de marcha e as malas do lanche o mais preparadas possível. Ontem à noite quando fui ver o que tinha para os lanches de hoje não tinha pão normal e tinha apenas 3 pães de leite, que não são muito grandes. Bolachas para complementar também não havia grande coisa.
Hoje de manhã levantei-me mais cedo - e olhem que me soube bem! - para fazer as mais fantásticas e fáceis bolachas do mundo. A receita é simples, rápida e fácil: a minha cara, portanto!

Faço estas bolachas em 15 minutos, incluindo cozedura. Juro! São ótimas quando aparece alguém e queremos oferecer alguma coisa para comer, daí chamar-lhes Bolachas SOS. Os ingredientes são coisas que temos geralmente em casa.

Receita (3,2,1):
- 300 g. farinha
- 200 g. manteiga
- 100 g. açúcar

Grau de dificuldade: Ver livro: "Como fazer bolachas, para Totós" - ahahahah, muito fáceis, mesmo!
Tempo: Super rápidas (15 minutos, bolachas no prato)
Economicamente: bastante acessíveis!

E é só isto. Juntar tudo e amassar. Eu faço assim: peso primeiro a manteiga, levo o recipiente 30 segundos ao micro-ondas para amolecer e depois junto o açúcar e a farinha e amasso.

Notas:
- Antes de preparar a receita ligo logo o forno no máximo para ir aquecendo. Polvilho o tabuleiro de ir ao forno com farinha, não muita.
- Pode juntar-se raspa de limão ou mesmo uma colher de sopa de chocolate em pó, para sabores diferentes. Lá em casa gostamos muito do sabor a limão, mas hoje fiz simples.

Estende-se a massa com o rolo, nem requer farinha ou algo para espalhar pois tem muita alguma manteiga e não agarra à pedra do balcão da cozinha.

Estendida a massa, cortam-se as bolachas. Tenho aquelas formas para cortar a pasta de açúcar e gosto de usar as que têm forma de flor, mas quem não tem pode usar um copo ou qualquer coisa em forma de circunferência, a massa é muito fácil de cortar, ou mesmo moldar bolinhas com a mão.

Esta receita dá para umas 50 bolachinhas. Geralmente é um tabuleiro e meio de bolachas, 2 cozeduras, portanto.

Quando o tabuleiro está cheio vai ao forno que já está quentinho. Quando coloco o tabuleiro regulo a temperatura para o 180º e marco 8 minutos no temporizador, são mesmo muito rápidas de cozer.

E pronto. Repito para a massa que sobrou, geralmente mais meio tabuleiro.

Para ilustrar, tirei algumas fotos, ora vejam:

A Massa, o rolo e a forminha para cortar


Massa já estendida, pronta a cortar

Primeira fornada pronta
Olha que bonitas ficam! (E boas!)





Miminho a juntar ao lanchinho deles! Enchi 3 destes! :)

1 comentário: