Nano-Micro-Mini-Jovem Agricultor Junior

O meu filho mais velho tem uma ideia formada do que quer ser "quando for grande" p'rái desde que nasceu.
Desde muito pequenino que diz querer ser "Pastor". Juro! Nós rimo-nos, brincamos, mas é uma coisa muito dele, o campo e os animas. Uma vez estava eu a contar isto em tom cómico no trabalho e disseram-me: "Ouça, um indivíduo com 150 cabeças de gado é um Senhor!". E eu calei-me...
Para terem noção da coisa, quando ele tinha uns 2 ou 3 anos foi com os meus pais para a Nazaré, que tem aquelas barraquinhas juntas. Ao lado da deles estavam 2 ou 3 vagas. Ele atribuiu animais imaginários a cada uma, eram as suas capoeiras, cheias de animais imaginários, inclusivamente enchia o baldinho da praia de areia e atirava areia para o chão a dizer que estava a dar milho à galinhas, ahahahahaahh! Demais!
Também por essa altura perguntou-me: "Achas que o papá me pode emprestar dinheiro para um comprar uma quinta e depois quando eu ganhar dinheiro pago-lhe, ou será que tenho que ir trabalhar nos computadores e poupar dinheiro para depois comprar a quinta?"... Ele teria uns 3 anos e pouco...
Uma das educadores que teve disse-me que é raro ver miúdos tão certos nesta idade mas que quando têm uma ideia formada, raramente se desviam dela. E este país precisa de quem se dedique à terra!
Quando os miúdos estão no último ano dos Jardim-de-infância as psicólogas da Câmara vão à escolinhas aplicar-lhes testes para analisarem a maturidade/conhecimentos/desenvolvimento e quando lhe perguntaram o que quer ser... lá está. Com o pormenor que identificou quais os animais que quer ter e quantos de cada espécie...
Há uns tempos estávamos a falar de sonhos e do que precisamos para os atingir, eu falei dos meus e eles dos deles. Este meu filho disse que tem o sonho de ter "um enorme armazém cheio de pintos, uns para terem ovos, outros para crescerem e terem mais pintos", falava de um aviário, portanto.
E é isto vai para 8 anos, inclusivamente no quintal dos meus sogros há uma parte demarcada que ele cultiva. Se o avô planta couves deixa 3 para ele plantar e houve um ano em que as dele cresceram primeiro e fiz uma sopa com essas couves e ele ficou super orgulhoso.
Há tempos o meu pai é que os foi buscar à escola e quando chegaram lá a casa, enquanto esperavam por nós, o meu pai lembrou-se que tinha sementes de meloa no carro e deu-lhe meia dúzia que semearam junto à nossa casa. Foi um bocadinho a passar a época de as semear mas têm crescido. O pai regou-as quando eles estavam de férias com os avós mas normalmente é responsabilidade dele. Há 2 dias reparei que o sítio tinha sido arranjado, tem umas caldeiras para a água se concentrar. São umas caldeiras um pouco exageradas mas não pensei que tivesse sido ele, mas foi, de enxadão na mão. O nosso Nano-Micro-Mini-Jovem Agricultor Júnior.
Ora vejam:
Vista geral






















Pormenor, esta tem 2 meloas!!!
















Nano-Micro-Mini-Jovem Agricultor Junior

















Sim, possivelmente o futuro dele será na terra, da terra, pela terra... Acho ótimo!

4 comentários:

  1. Só te resta uma coisa a fazer: alimenta-lhe o sonho, da melhor maneira que puderes!

    E do que me lembro do meu pai fazer nas sementeiras de meloa, palpita-me que ele tem talento para a coisa!

    ResponderEliminar
  2. Que coisa maravilhosa, minha amiga :)

    ResponderEliminar
  3. Gralha, prometo que quando a minha casa permitir que não tenham que dormir no chão - literalmente - vêm cá cheirar a terra. Até porque há tanta coisa para fazer naquele terreno,, aiaiaiiii Qual Yoga, agriculturismo puro!

    ResponderEliminar
  4. Naná, outro dia a minha sogra telefonou-me, que estava a vê-lo no quintal com o avô - devidamente quitado com as suas botas de borracha do spiderman - a dizer que se não o visse a fazer regos para a água passar entre os camalhões (ALGUÉM PERCEBE ESTA LINGUAGEM?), dizia ela que se não visse não acreditava. Tem jeito, tem, (não) sai á mãe!!!

    ResponderEliminar