35 anos de mim

1978 - Nasci no dia 28 de Outubro depois de um parto muito difícil num hospital do interior, com um médico alcoolizado. Era um bebé grande de uma mãe de 20 anos com 1,50m. Consta que quase morremos as duas, tentaram ventosas mas não colavam porque eu tinha muito cabelo e um nhanha esquisita fruto de quase 10 meses de gestação. Saí finalmente com a ajuda dos ferros que me puxaram pelas orelhas. Levei uma valente palmada até que berrei ao mundo.
1979 - Comecei a andar e a falar (e nunca mais me calei) :)
1980 -  A minha mãe abriu uma mercearia da qual só recordo a prateleira das caixas de cerelac.
1981 - A minha mãe perdeu um bebé. Fechou a mercearia.
1982 - Nasceu a minha irmã. O meu avô abriu um café onde a minha mãe trabalhou muitos anos e onde fomos praticamente criadas.
1983 - Entrei na Escola Primária.
1984 - Chumbei na 2.ª classe e não estava à espera mas o professor argumentou que por entrar com 5 anos não estava desenvolvida. Lembro-me do choque ao ler a carta das notas.
1985 - Chegaram à conclusão que o meu primo N. não era só um bebé muito calmo, tinha paralesia cerebral. Viviamos todos juntos, era o 4.º neto, único rapaz, filho do meu tio que sonhava ter um rapaz. Hoje tem quase 30 anos, não consegue andar sem apoio, não se equilibra mas é extremamente alegre e sociável e sabe tudo o que é música pimba!
1986 - Parti um dente da frente, de baixo, o que me marcou o sorriso e o ego por muitos anos.
1987 - Fui a Fátima numa excursão da catequese. Levei 100 escudos para comprar um gelado. Quando comprei o corneto de morango deram-me troco de 1000 escudos. Fiquei nervosa com o engano no troco e no autocarro um miúdo passou o tempo a dizer que o morango dos gelados era sangue de rato. Com os nervos e o enjoo não comi gelados de morango até há coisa de 2 ou 3 anos...
1988 - Entrei no ensino Preparatório. Fiquei menstruada.
1989 - A minha irmã foi atropelada à minha frente. Quase perdeu um pé. Quase morreu. Esteve mais de 3 meses em Lisboa com a minha mãe a recuperar na Estefânia. A minha mãe ganhou peso que nunca mais perdeu. A minha irmã ganhou uma força enorme e, parecendo frágil, é muito mais forte do que eu!
1990 - Começámos a passar férias na Foz do Arelho porque os ares eram bons para a minha irmã. Não faziamos praia antes.
1991 - O cinema na minha terra reabriu e passaram o Cinema Paraíso. Foi a minha estreia no cinema e o filme invadiu-me os poros todos do corpo. É o filme da minha vida. No final do filme, quando o Toto volta para o funeral do Alfredo e não reconhece os rostos envelhecidos chorei (e choro) baba e ranho e prometi qua nunca havia de deixar a minha terra.
1992 - Participei num programa OTL do IPJ no Lar da minha terra e adorei por demais. A seguir a minha mãe teve duas propostas de emprego e aconselhei-a a escolher o Lar. A minha mãe tirou a carta e a nossa vida melhorou bastante (vivemos a 1,5km's da vila).
1993 - Gravei o Top Gun e vi a cassete todos os dias, mas todos mesmo, nas férias de verão...
1994 - Morreu a minha avó paterna, com cancro no peito. Foi a 1.ª vez que vi o meu pai chorar. Ela fez-nos uma falta enorme, era alegre, vivaça, muito esperta. Ensinou-me a lavar loiça "primeiro são sempre os copos".
1995 - Passei para o Secundário, não houve Humanidades na minha terra, fui para a cidade mais próxima, para Comunicação. Ficava toda a semana numa residência de estudantes e vinha a casa ao fim-de-semana.
1996 - Trabalhei nas férias e com o dinheiro pus finalmente uma prótese onde parti o dente. Tirei a carta. Fiz o Crisma e comecei a dar catequese.
1997 - Comecei a trabalhar no jornal da terra. Pintei o cabelo e jurei que nunca mais...
1998 - Entrei para Sociologia, no Iscte. Fiquei uns meses a viver com a minha madrinha. Conheci a Gralha no 1.º dia de aulas.
1999 - Entrei na Residência de Estudantes na Andrade Corvo e fiquei com Lisboa à porta de casa. Fiz um estágio como Jornalista em Castelo Branco, passava 4 dias em Lisboa e 3 cá. Nesses 3 ia ao estágio e trabalhava no jornal da terra. Fiz aplicação para a Carteira de Jornalista.
2000 - Recebi a Carteira Profissional de Jornalista e o meu avô comoveu-se. Fui para Bruxelas fazer Erasmus.
2001 - Fui a Londres, a Paris e a Bruges e decidi que havia de passar a lua-de-mel em Bruges (ainda não tivémos lua-de-mel...).
2002 - Conheci o meu marido. Quando vi aquele ar reservado, o cabelo comprido e o casaco castanho de pele desgastado, todo aquele ar de estrangeiro pensei: "obrigado meu Deus", mas afinal estava... vá, ocupado.Comecei a trabalhar no sítio onde ainda trabalho.
2003 - Dei aulas de EMRC (Moral), mantive o outro emprego. Fartei-me de ganhar dinheiro. Comprei o meu 1.º carro, ofereci viagem aos Açores aos meus pais, pelas bodas de prata e não juntei um tostão.
2004 - Casou a minha melhor amiga de infância e foi como se fosse uma irmã. Fiz uma formação de criação de sites. O formador era o o tal estrangeiro que por acaso também era meu colega de trabalho e entretanto já estava desocupado. Passei a ter mais problemas informáticos no trabalho... Na véspera da passagem de ano fiz 150 vezes o caminha para casa, voltei sempre atrás a ganhar coragem para o convidar para a passagem de ano. Acabei por lhe deixar um bilhete no carro e fiz muito bem!
2005 - Apaixonei-me completamente pelo meu marido. Começámos a namorar, fomos para Marrocos 18 dias de carro. Voltámos e decidimos ter um filho. Engravidei.
2006 - Nasceu o meu filho mais velho!
2007 - Nasceu o meu filho do meio!
2008 - Começámos finalmente a construir a nossa casa de sonho!
2009 - Engravidei de gémeos e fiquei loucamente feliz. Perdi um dos gémeos. Vivi um sufoco enorme com medo de perder o outro. Comi este mundo e o outro, cheguei e passei dos 100 kg's.
2010 - Nasceu BEM o meu filho mais novo! Mudámo-nos para a casa nova.
2011 - Cheguei aos 68 kg's.
2012 - Comecei o blog Ouvir Dizer que é o projecto da minha vida. Parei-o porque me propuseram um trabalho, exactamente baseado nesse blog.
2013 - Foi lançado o livro que comecei no ano anterior e foi muito bom. Nasceu a minha sobrinha. Comprei a Maria Vitória e comecei este blog.

Faço 35 anos e sou muito grata e feliz! Estou ansiosa por este ano!
Trinta e cinco soa mesmo bem, não é?!!!
:)


5 comentários:

  1. Uiiii... 35 parece muito bem!
    No meio deste teu longo texto veio-me à lembrança tanta coisa... são 35 anos de muita coisa em comum, né... foram MUITOS E BONS ANOS!!!!
    E sabes cada vez mais acho que quanto mais velhas... MELHORES!
    E tenho tantas SAUDADES dos nossos tempos de infância... apesar de achar que tu lembraste sempre de muitos mais pormenores que eu! Ups...
    Mas tu sabes, DESEJO-TE MUITOS PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES junto da tua família linda!

    Beijinhos e um dia muito feliz!

    Sempre AMIGA MT

    ResponderEliminar
  2. Sabes o que te digo?! A casta de 78 é a melhor!

    E agora que atingi os 35, acho que não há idade mais emblemática que esta! Grandes 35 anos estes teus!

    Adorei o "passei a ter mais problemas informáticos no trabalho"... as desculpas esfarrapadas que arranjamos... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) E não imaginas, pelo meio, a jogada da minha colega para lhe pedir o utilizador do Messenger, já nem sei com que desculpa e vai na volta também me deu, um esquema do caneco para começarmos a falar no MSN. Depois... depois ficávamos os 2 no trabalho até às 8, 9 da noite, em pisos diferentes, a falar no MSN e quando eu saia tinha vergonha de lhe ir dizer até amanhã no gabinete... bonitos tempos! :)

      Eliminar
  3. Querida amiga, amor do meu coração: perdi o teu número de telemóvel e não me respondes por email, pelo que PARABÉÉÉÉÉÉNS!
    Muitos beijinhos, felicidades e tuditudo.
    p.s. Já agora, depois arranja-me lá o teu número e o endereço de email que usas agora.

    ResponderEliminar