Catequese

Eu sempre fui uma menina da Igreja. Especialmente porque tive no Padre da minha terra um Grande, Grande Amigo! Era simultaneamente o director do Jornal da terra e trabalhei com ele largos e maravilhosos anos. Eu era assim um género de menina do Padre. Ele deu-me os melhores conselhos da minha vida e esperou para morrer quando conheci o meu marido, que é hoje o meu maior conselheiro e amigo.
Isto para dizer que fui catequista 10 anos. E fui professora de EMRC (Moral, para os amigos) durante um fantástico ano lectivo em que muito aprendi! Todas as almas perdidas e conturbadas que estão agora na casa dos 20 anos tiveram mão minha, coitadinhos!
Adorei ser catequista, especialmente nos últimos anos, com os grupos do Crisma.
O meu padre, que era o máximo, quando eu engravidei antes de casar disse-me para não ir casar "à pressa", que o stress dos preparativos fazia-me mal e à criança também! :)
O meu padre morreu exactamente 13 dias depois de o meu filho mais velho nascer. Foi um dos dias mais tristes da minha vida. Depois... depois nunca mais me apeteceu casar pela Igreja. Ainda não baptizámos os miúdos. Morreu-me o Padre e não me vejo a ir, e levar, os miúdos ao altar. Sempre, enquanto cresci, era óbvio que seria com aquele Padre.
Certo é que fui deixando a Igreja de lado. Curiosamente estou cada vez mais ligada a Deus. Mas a igreja, esta das pessoas, talvez por viver num sítio muito pequeno e cheio de hipocrisias, esta igreja está cada vez mais distante daquilo em que acredito.

No ano passado, com a entrada na Primária, o meu filho mais velho entrou na Catequese. Foi duas vezes e, à terceira, largou a chorar que não queria ir e não foi. E nunca mais foi. O meu marido já tinha esta ideia de que estas coisas não são uma obrigação, eles que sigam o seu caminho e quando tiverem discernimento para escolher a sua Fé, que o façam. Como conheço os programas da catequese acho que ele tem muita razão. E tenho uma amiga de nome Gralha que é a prova de que a descoberta da Fé é melhor do que a imposição da Fé.

Este ano entrou o meu filho do meio na Primária e... também não queria ir à catequese. A minha sogra, que já andava descontente com a situação do mais velho lá falou que podiam ir à catequese na Paróquia dela. Conversadas as coisas aconteceu algo muito giro: como a minha sogra também já foi catequista o senhor Padre disse para ser ela a dar-lhes catequese em casa. Sim, os meus filhos têm Home-Catequese.
Ontem foi o dia 1. Eu estava na sala em estado semi-vegetal e eles lá foram ter catequese com a avó. Ouvi risadas, ouvi várias vezes "Em nome do Pai...", vi várias idas à casa de banho, tudo normal. Até à gargalhada final, que ditou o final da lição de ontem. Segundo consta enquanto falavam das almas boas que vão para o céu e das más que vão para o inferno, o meu filho do meio (por interesse próprio) perguntou: Então e aquelas que se portam mais ou menos? Ahahahahahahah
A avó-catequista não parava de se rir mas lá foi explicando que o melhor é portar-se bem! E já sabem benzer-se. Vai ser bem gira, esta catequese em casa!

5 comentários:

  1. Por favor não leves a mal a minha pergunta mas a home-catequese segue algum catecismo ou a avó catequista está a transmitir aos catequistas netos a catequese que aprendeu há várias décadas?

    (confesso que me assustou um bocadinho a questão dos bons irem para o céu e os maus para o inferno... como sabes, isto de dar catequese é sobretudo esvaziarmo-nos para deixar falar o Espírito Santo mas os catecismos de agora são bem diferentes do que havia há uns tempos)

    ResponderEliminar
  2. Ahahahahah! Não te assustes! Sim, o ano passado cheguei a dar 8 euros pelo catecismo, e é esse que seguem!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Nesse caso, proponho que marques desde já uma visita de estudo da catequese ao encontro do meu grupo (também conhecido como: mais uma boa desculpa para virem a Lisboa. Para além da Primark!)

    ResponderEliminar
  4. Ahahahah. Boa ideia! Eu adorava as visitas de estudo da catequese. Uma vez, em Fátima, comprei um gelado e paguei com 100 escudos e deram-me troco de 1000, era muita gente e o caos total. Cheguei a casa e larguei a chorar com medo que me ralhassem por não ter alertado para o engano! Foi um milagre da multiplicação...

    ResponderEliminar
  5. Outro assunto sobre o qual escreverei um dia... não consegui ainda encontrar os termos correctos para não ofender ninguém na sua sacrossanta fé...

    Ora aí está uma boa pergunta: os que se portam assim-assim, vão para onde mesmo?!

    ResponderEliminar