Micro-horta Maxi-sabor

A nossa micro hortinha tem pouca coisa. Temos alhos franceses sub-nutridos; curgetes e pimentos tardios e, que se coma, safam-se os morangos que já têm 2 anos e que são uma verdadeira maravilha. São puríssimos pois o problema de falta de nutrição dos alhos franceses é mesmo falta de químicos e ser o 1.º ano que aquela terra é plantada. Notamos, de ano para ano, culturas que primeiro não dão nada e nos anos seguintes já prosperam pois a terra já está menos selvagem, mas vamos devagar, é tudo bio.
O que temos de muito bom são as aromáticas: salsa, aipo, alecrim, hortelã, coentros, menta e orégãos.

Na hora de almoço, enquanto preparo ou aqueço o que comer o meu marido vai dar volta às culturas (risos, que isto dito assim parece que pega no cavalo e vai dar a volta à propriedade... um dia!).
Hoje, o que trouxe foi isto:















- Menta fresca - mas menta mesmo, não é hortelã, essa é outra - maravilhosa para o melhor chá do mundo. Outro dia derretemos chocolate culinário, deixámos cozinhar um bocadinho com ramos de menta, tirámos os ramos, dividimos por cuvettes e forminhas de silicone e levámos ao congelador. Ficou assim um género de "after eight" caseiro e o mais velho já perguntou quando fazemos mais.

- Orégãos que são o que mais uso na cozinha, para mim ficam bem com tudo.

- Morangos, hoje foram apenas 3, mas todos os dias sai qualquer coisa. Além do gosto verdadeiro a morango têm um aroma... nem vos digo. No dia de anos da minha mãe (jantar surpresa em casa da minha irmã) levei morangos para a sobremesa e a minha irmã esteve uns 10 minutos só a cheirá-los! :)

1 comentário:

  1. Oh pá eu só tenho uns pimentos a crescer, mas os malditos caracóis iam dando cabo das folhinhas e comeram-me a nabiça que estava tão linda e viçosa...

    ResponderEliminar