Cancro da mama

Hoje é dia de alerta para a sua prevenção.
É um dos meus maiores medos. Levou-me a minha avó paterna. Lembro-me dos últimos dias dela como se fosse ontem e já passaram quase 20 anos.

O cancro, esse bicho no geral, assusta-me muito, penso que a todos, mas a história da minha família é muito esta, tem sido só esta...
Levou-me a avó, antes levou-me o avô que não conheci, o pai que o meu pai mal conheceu.
Já levou dois irmãos da minha avó materna e outro está, neste momento, a lutar com um que deverá levar ao amputamento de um braço.
Também neste momento o irmão mais velho do meu pai está a lutar com vários, que espalhou tanto e nem a fonte conseguem encontrar... e foi tudo tão rápido e tem sido tão terrível... a minha tia tem sido um herói e há sempre a questão, válida, de que ninguém merece passar por isto... este meu tio não merecia de certeza.
Assim, a cru, tem sido esta a nossa história familiar...

Hoje ao ver o alerta da prevenção pensei nisto, e em como tenho mesmo que estar alerta. Há 2 ou 3 anos pedi ao meu médico para fazer mamografia, ele disse que ainda era cedo. Não acho que com este historial alguma vez seja cedo... Vou marcar consulta e pedir novamente. Desta vez não aceito recusa.

Vamos todas estar alerta?


1 comentário:

  1. Eu compreendo a tua apreensão, mas sinceramente acredita no teu médico quando te diz que é demasiado cedo para fazer mamografia. Na nossa idade é cedo sim, e eu falo com conhecimento de causa, já que a minha mãe faleceu de cancro de mama. É cedo, porque a mamografia não deixa de ser um exame "invasivo" e mesmo nada agradável de fazer!

    Podes perfeitamente fazer o despiste de quaisquer alterações no tecido mamário com uma simples ecografia mamária. Eu faço de vez em quando por questões de rotina e pelo historial médico que carrego comigo.

    Se na eco mamária for detectada alguma anomalia, o médico nem vai esperar que tu peças a mamografia!

    Capicce?!

    ResponderEliminar